Convenção

ASPAS PROMOVEU PALESTRA SOBRE TENDÊNCIAS DE CONSUMO

10/8/2017

⁠⁠⁠Foi um sucesso e muito produtiva a palestra “Tendências de consumo e estratégias para crescer em vendas, atrair e fidelizar o consumidor”, proferida pelo consultor Frederico Gorgulho ontem à noite (09), na sede da Associação Paraense de Supermercados – ASPAS, em parceria com o Projeto Arena Supermercadista.

Voltada para supermercadistas, gerentes, encarregados, supervisores de micro, pequenas, médias e grandes empresas de supermercados do Pará, a palestra apresentou ao público táticas para aprimorar o atendimento se baseando nas necessidades do cliente em época de dificuldades econômicas e tendências de consumo. “Uma das principais coisas que se precisa ter em mente é que você deve sair na frente em vez de correr atrás”, disse Frederico Gorgulho, especialista com mais de 15 anos de experiência em gestão no setor de supermercados e autor do livro Estratégia de venda e motivação de equipes para supermercados, referindo-se ao que deve ser promovido nas lojas a fim de conquistar e fidelizar o cliente.

“Hoje, o supermercadista deve pensar de outra forma, não mais apenas como empresário. É preciso ter o olhar de cliente. Assim perceberá as oportunidades e estratégias que existem, sem custo algum, para ganhar o cliente, como por exemplo, a forma de expor um produto na loja, sua localização, entre outros”, ensina, lembrando que a experiência positiva do cliente se refletirá na melhor propaganda existente até hoje para qualquer negócio: “Nada supera o boca a boca”, diz.

Outro ponto de destaque para Gorgulho quando falamos de supermercados é não engessar a loja. “É preciso estar inserido no contexto do bairro, saber o que o público deseja, precisa, oferecer as comodidades e mimos que os moradores da área onde está aloja deseja. Isso vale pra todos os supermercados, mas principalmente para as grandes redes. Ter um padrão de loja é perfeito, mas o mix de produtos deve estar de acordo com o público de cada local, se é mais voltado à terceira idade, se é mais festeiro, se são compras rápidas e assim por diante”, ensina.

E falando do futuro do supermercado brasileiro, Frederico Gorgulho é bem direto. “Esse é um dos setores mais estáveis da economia. É claro que recebe sequelas das crises econômicas, mas sofre menos que outros setores. Sua evolução é bem gradual. Por isso que as vendas virtuais, por exemplo, feitas em site ou aplicativo, ainda estão em fase embrionária por aqui. Os aplicativos vêm para ajudar a maximizar a venda, porém o brasileiro ainda é muito sinestésico, precisa tocar, selecionar, escolher o que vai comer. Por conta disso que fazer supermercado ainda é uma experiência física, na loja”, completa.

OPORTUNIDADE

O presidente da Aspas, Jorge Portugal, ressalta que a iniciativa de promover o aprendizado e aprimoramento do setor é uma preocupação constante da entidade. “Temos buscado oferecer qualificação em várias áreas de atuação nos supermercados. Isso é importante para o crescimento das empresas associadas e torna o setor cada vez mais fortalecido”, diz.

Para participar da palestra, cada participante doou 5 quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues ao Lar Cordeirinhos de Deus, entidade beneficente que atende crianças. No total foram arrecadados mais de 250 quilos de alimentos.

SuperNorte 2017
Associe-se

Sindicato


Conheça o Sindicato dos Estabelecimentos de Supermercados do Pará representante legal das empresas do setor supermercadista junto ao sindicato dos trabalhadores e aos órgãos regulamentadores das relações de trabalho entre empregadores e empregados.

Vantagens do Associado

  • Representatividade e força do Sindicato
  • Negociação em convenções e acordos coletivos
  • Direito a votação nas eleições do sindicato
  • Assessoria jurídica
  • Estrutura física para reuniões e debates

ASPAS - Associação Paraense de Supermercados
Magalhães Barata, 695 / 706-07 - CEP: 66063-240 - Belém - PA - Fone: (91) 3249 0024