Supermercados são os mais procurados no quesito limpeza

Supermercados são os mais procurados no quesito limpeza

A pandemia da Covid-19 ressignificou a relação dos brasileiros com o lar, a cesta de compra e também com algumas categorias de produtos. Motivada pela crise sanitária e risco de contaminação, os produtos de limpeza tiveram um aumento em sua procura neste período, segundo uma pesquisa conduzida pela Opinion Box para compreender como está a relação do consumidor com a categoria neste novo contexto.

Os supermercados continuam sendo o principal canal de compra na preferência dos consumidores para adquirir estes produtos, com índice de 83%, seguido pelos hipermercados (44%), mercados de bairro (32%), atacados (29%) e uma tímida participação dos apps e e-commerce.

Contudo, quando analisado o público que comprou itens para higienização da casa pela internet, 51% desenvolveram esses hábitos durante a pandemia e 49% já compraram produtos de limpeza pela internet. 

Decisões de compra

O preço e a qualidade foram apontados pelos consumidores como os principais fatores para decisão de compra, com índices de 65% e 61% respectivamente. Outros atributos relacionados ao produto em si, como o rendimento do produto, foi mencionado por 36% dos participantes da pesquisa, enquanto a marca foi um critério mencionado por 30% dos respondentes. 

Um fator importante, relacionado à estratégia comercial, também aparece como um influenciador para a decisão de compra: as promoções foram citadas por 38% dos consumidores como elementos decisivos para a compra de produtos de limpeza. 

Produtos que poluem menos têm preferência

Outra reflexão importante também foi mencionada em relação aos fatores de decisão de compra. Quando perguntados se discordavam ou concordavam com a afirmação: “Dou preferência para marcas que agridem menos o meio ambiente?” 64% dos consumidores declararam que “concordam/concordam totalmente” contra apenas 9% que afirmaram “discordar/discordar completamente”, o que indica que a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente é um comportamento que tende a se enraizar cada vez mais entre os consumidores, sobretudo nesta categoria.

Marcas mais lembradas e índice de satisfação

Entre as marcas mais lembradas, sem a necessidade de estímulo aos consumidores, as cinco que se destacam são (com mais menções):

1º – Veja (35%)
2º – Ypê – (18%)
3º – Omo – (13)
4º – Bombril – (4%)
5º – Limpol – (Limpol)

O estudo também analisou o nível de satisfação dos consumidores em relação às marcas atuantes no mercado brasileiro. Para medir essa satisfação, foi utilizado o método Net Promoter Score (NPS), que indica a possibilidade de recomendação ou não do produto a terceiros. 

O índice médio da categoria atingiu a pontuação de 54 pontos. As marcas Downy, Omo, Veja, Comfort e CIF obtiveram as maiores pontuações, superando a média da categoria.

1- Downy – NPS 69
2 – Omo – NPS 67
3 – Veja – NPS 63
4 – Comfort – NPS 63 
5 – Cif – NPS 58

A pesquisa foi realizada em março de 2021, com 2.073 internautas, distribuídos da seguinte maneira: 52% mulheres, 48% homens, de todas as regiões do Brasil, com idade a partir de 16 anos, das classes AB e CDE.