SuperNorte – 2017

Aspas celebra 20 anos de SuperNorte com programação intensa, relacionamentos e grandes negócios

Um novo capítulo foi escrito na história da Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte em 2017, realizada de 4 a 6 de outubro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém/PA. Para marcar os 20 anos da SuperNorte importantes mudanças implantadas na programação fizeram com que o evento ganhasse novo fôlego e arrebatasse o público, que lotou todas as palestras e os três dias de feira. Foram mais de 25 mil visitantes e cerca de R$ 34 milhões de negócios fechados.

A mudança mais importante, sem dúvida, foi o período de realização. Tradicionalmente promovida após o Círio de Nazaré – maior procissão religiosa do Brasil, realizada sempre no segundo domingo de outubro –, a SuperNorte antecipou o calendário para a quarta, quinta e sexta-feira antes da festa em homenagem a Nossa Senhora.

A abertura também teve seu formato modificado. A programação foi iniciada com palestra do polêmico jornalista Arnaldo Jabor, seguida da cerimônia oficial com a presença de autoridades, empresários e executivos de indústrias e multinacionais, culminando com a inauguração da feira de negócios, que reuniu mais de 70 expositores de produtos, serviços e tecnologias para supermercados, magazines e outros segmentos do autosserviço.

Organizada pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas) com a participação de delegações das associações estaduais do Amapá, Maranhão, Roraima e Amazonas, a SuperNorte completou duas décadas promovendo conhecimento, gerando relacionamentos, estreitando o comércio entre grandes e pequenos empresários. Tudo isso para manter o desenvolvimento do varejo supermercadista na região, o que reflete em melhores serviços de atendimento ao consumidor. “Apesar dos percalços econômicos e políticos dos últimos anos, a SuperNorte se manteve firme e forte, e estamos mais focados na geração de negócios”, disse em seu discurso o presidente da Aspas, Jorge Portugal. Com o tema “Mudar, agir, evoluir” a SuperNorte 2017 destacou e promoveu as ações necessárias para a permanente evolução do autosserviço.

PROGRAMAÇÃO

A cerimônia oficial, realizada na quarta-feira (4/10), reuniu autoridades, empresários, executivos de indústrias e multinacionais no momento mais solene do dia, com discursos do presidente da Aspas; do diretor da Associação Brasileira de Supermercados, Omar Abdul Assaf, representando a Abras; e do procurador-geral do Estado do Pará, Ophir Cavalcante Junior, que representou o Governador Simão Jatene.

Na quinta-feira (5/10), o auditório do Hangar lotou para as palestras: na primeira, o consultor Alfredo Rocha falou sobre o novo tempo de vendas; em seguida, o deputado federal Rogério Marinho, relator da reforma trabalhista na Câmara, prestou esclarecimentos sobre o tema.

O encerramento da programação na sexta-feira (6/10) foi intenso. A filósofa Viviane Mosé iniciou o circuito de palestras falando sobre o valor da mudança, partindo da visão de gestão familiar para a empresarial.

Um dos momentos mais aguardados foi a palestra do prefeito de São Paulo, João Doria. Ele encerrou a programação abordando o tema gestão eficiente no setor público com reflexos no setor privado.

UTILIDADE PÚBLICA

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Alepa participou do encerramento da SuperNorte em momento solene, quando o presidente da Casa, deputado Márcio Miranda entregou ao presidente da Associação Paraense de Supermercados, Jorge Portugal cópia emoldurada da Lei 191/17, de 3 de outubro, de autoria do deputado Miranda, que reconhece a Aspas como Utilidade Pública para o estado do Pará. O reconhecimento se deu em razão da importância e atuação decisiva da Aspas para o desenvolvimento econômico paraense.

DOAÇÃO

A edição de 20 anos da SuperNorte também inovou ao incentivar a solidariedade dos expositores. O projeto SuperNorte Solidária doou mais de quatro toneladas de alimentos não perecíveis, ração para cães, produtos de higiene e fraldas para nove instituições filantrópicas de Belém: Abrigo João de Deus, Casa do Menino Jesus, Cordeirinho de Deus, Casa Ronald McDonald, Comunidade das Candeias da Paróquia São Geraldo Magela, Jardim das Oliveiras, Abrigos Calabrianos, Mesa Brasil e a Associação de Defesa e Proteção Animal – Asdepa.

Os expositores que aderiram à iniciativa foram 3 Corações, Charque Favorito, Euro Home, Facepa, Hiléia, JG Representações, Mariza, Massaleve, Mestre Cuca, Ocrim, Okajima, Ondunorte, Pangostoso, Piracanjuba e Tank.

HOMENAGEM

O encerramento da convenção foi marcado ainda por um momento especial de entrega de certificados às cinco empresas que participam da SuperNorte desde a primeira edição, em 1997: EBD, Facepa, Hiléia, Mariza Alimentos e Olinda Distribuidora.