SuperNorte – 2019

SuperNorte 2019 gerou R$ 40 milhões em negócios

Realizada de 9 a 11 de outubro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, a SuperNorte 2019 – 22ª edição da Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte foi mais uma vez sucesso de público e de negócios concretizados ao longo dos três dias de feira. O volume de negociações realizadas superou a casa dos R$ 40 milhões.

No total, participaram da SuperNorte aproximadamente 28 mil visitantes, que circularam na programação de palestras técnicas e másters, cerimônia de abertura e nos três dias de feira, vindos de todo o Pará, estados vizinhos das regiões Norte e Nordeste e de muitos outros estados brasileiros.

A feira promovida pela Associação Paraense de Supermercados (Aspas), com o apoio das associações estaduais do Amapá, Maranhão, Amazonas e Roraima, mais uma vez refletiu, em seus corredores, as tendências que apontam o futuro do varejo, as mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que as indústrias estão sempre apresentando ao mercado. “A feira deste ano traduziu exatamente aquilo que sempre acreditamos: a busca de oportunidades, negócios, relacionamentos e crescimento”, explica Jorge Portugal, presidente da Aspas, destacando que 25% dos expositores desta edição participaram pela primeira vez.

Trabalhando o tema “Conectividade – O supermercado em transformação”, a SuperNorte colocou em debate as mudanças no estilo de compra e consumo da população na era digital. “Os negócios digitais também estão sendo inseridos no dia a dia dos supermercados. Os desafios para se manter competitivo nesse cenário são muitos. Afinal, nessa era digital a concorrência não é mais apenas intrassegmento, mas com os diversos meios e canais alternativos de venda. E nosso objetivo em toda a programação foi trazer mais informações sobre esse universo tecnológico”, afirma o presidente Portugal.

A programação de palestras reuniu especialistas de diferentes áreas e mobilizou grande público nos três dias do evento. Entre as palestras máster, nomes como do palestrante internacional e especialista em Marketing Clóvis Tavares, da pesquisadora em inovação digital Martha Gabriel e do neurocientista Pedro Calabrez levaram qualificação ao público. Assim como as palestras mercadológicas sobre o “Futuro dos negócios e do trabalho”, com João Marcos Bibar, da Alelo; e “Meu mercado em casa”, com Thiago Dias, da Unilever.

Nos auditórios simultâneos, o público teve a oportunidade de ampliar o conhecimento em temas como qualidade de dados no varejo, finanças pessoal e empresarial, PDV e omnichannel, varejo mobile, logística 4.0 e como reduzir custos com energia.

SUPERMERCADISTA HONORÁRIO

Um dos pontos altos da abertura da SuperNorte foi a homenagem ao governador do Estado, Helder Barbalho, que recebeu da Associação Paraense de Supermercados o título de Supermercadista Honorário. A honraria reconhece o trabalho e incentivo que o Governo do Estado vem desenvolvendo em prol da economia regional, da geração de emprego e renda e apoio ao setor supermercadista paraense.

Em seu discurso, o governador destacou o empenho para criar condições para que a economia paraense se fortaleça, ampliando a capacidade de consumo da população. “Temos a compreensão da força e da importância do setor atacadista e supermercadista para nosso Estado. São números que nos obrigam a fortalecer as vocações para o comércio, que é estratégico no nosso desenvolvimento. O setor pode ficar certo que aproveitarei a minha passagem pelo Governo para incentivar e fortalecer esse segmento que é tão importante para todos nós, elevando-o para o mesmo nível das melhores praças do nosso país”, concluiu.

Durante a cerimônia de abertura a Aspas também prestou homenagem ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará – SEBRAE, em reconhecimento à parceria das duas entidades na aproximação dos micro e pequenos empreendedores das empresas do autosserviço, criando mais espaço aos produtos paraenses.

CARRO

A SuperNorte 2019 inovou para incentivar o fechamento de transações comerciais dentro da feira. A cada R$ 1.000,00 em compras que empresários do autosserviço realizaram junto aos expositores, receberam um cupom para participar do sorteio de um carro Fiat Mobi 0Km, realizado no encerramento da feira no dia 11 de outubro. O grande vencedor foi a empresa ACL Santos Comércio de Gêneros Alimentícios, do município de Capanema.

SOLIDÁRIA

Pelo terceiro ano consecutivo a Convenção promoveu a SuperNorte Solidária, projeto que arrecada alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene e limpeza expostos nos estandes da feira e distribui para diversas instituições filantrópicas de Belém e Ananindeua.

Patrocinadores

GS1 Brasil
Nestlé
Café Santa Clara
Flamboyant
Unilever
Alelo
Alepa
Banpará
Fecomércio-PA
Frango Americano
Basa

Apoio

Comerc Energia
Gama Lopes
Invencível
Isoeste
Hapvida
Mafrinorte
Mateus
Mili
Raymundo da Fonte

Apoio Institucional

Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Governo do Estado do Pará