Em uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Associação Paraense de Supermercados (Aspas) e a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA), foi realizada no último dia 23, no auditório da Aspas, uma “Rodada de Negócios da Bioeconomia Paraense Cooperativista”, reunindo 10 empreendimentos da agricultura familiar e outros serviços que integram a bioeconomia paraense.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, em exercício, Carlos Ledo, esteve presente e destacou a importância do evento para o fortalecimento e a verticalização das cadeias produtivas no Estado. “A rodada de negócios é um evento voltado a empresários e lideranças que desejam prospectar e fechar negócios diretamente com o produtor, fortalecendo o desenvolvimento econômico sustentável, geração de renda e emprego, em território paraense”, disse.
Para o presidente da Aspas, Jorge Portugal, esse tipo de evento é de extrema importância para aproximar esses pequenos negócios dos empresários de supermercados. “Junto com a Sedeme e a OCB-PA, estamos fortalecendo o relacionamento com os cooperados, conhecendo seus produtos e serviços, e principalmente fomentando negócios. Foi muito importante a presença de todos e reforço que certamente esse será a primeira de muitas rodadas de negócios com o setor cooperativista”, disse Portugal.
A rodada de negócios ocorreu de forma dinâmica, onde cada cooperado teve até três minutos para apresentar produtos e serviços a potenciais parceiros. Na ocasião, cada produtor descreveu as principais características, a exemplo do cultivo sustentável, processo e capacidade de produção, tempo de mercado, número de famílias integrantes e outros.
Também participaram do evento o presidente do Sindicato das Empresas de Comércio de Supermercados e Autosserviços do Estado do Pará (Sindespa), Geam Freitas; a titular da Diretoria de Cooperativismo (DCoop)/Sedeme, Ticianny Santos; executivos das redes de supermercados associadas Portugal, Preço Baixo, Yamada, Batista, Econômico, Mais Barato e Formosa; além das cooperativas dos Apicultores e Agricultores (Agromel), de São João de Pirabas; dos Agricultores (Cart), da Região de Tailândia; de Produção dos Agricultores Familiares (Coopasmig), de São Miguel do Guamá; Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra); Amazônia Agroindustrial (AmazonCoop), de Castanhal; Agrícola Mista (Camta), de Tomé-Açu; de Trabalho de Profissionais Autônomos (Unisegur), de Belém; dos Agricultores de São Francisco (Cooasafra), de Floresta do Araguaia; Agropecuária do Salgado Paraense (Casp), de Vigia; dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), de Belém.